image

É possível iluminar uma piscina já pronta?

É possível ir adicionando elementos com o decorrer do tempo para melhorar o plano inicial. Entretanto, quando se pensa em piscina, o ideal é o planejamento prévio do projeto, considerando todos os detalhes e componentes.

No mercado existem alternativas extremamente seguras, testadas e comprovadas, sem riscos de choques, então mesmo que seja preocupante a junção de eletricidade e água, os produtos vendidos atualmente não trazem riscos.

LEIA MAIS >>> O que é e como funciona um aquecedor solar para piscina?

Mas, por que eu deveria colocar luz na minha piscina? Bom, isso traz duas grandes vantagens, a primeira é segurança e a segunda é beleza.

Os efeitos luminosos serão mais perceptíveis no período noturno, onde há maiores probabilidades de acidentes, neste caso, as luzes conferem mais proteção e, claro, deixam o ambiente mais aconchegante e esteticamente bonito.

Nesse texto vamos ver um pouco sobre os tipos de iluminações possíveis de implementar quando a piscina já está pronta. 

Qual tipo de iluminação usar?

O tipo de iluminação a ser utilizada, depende de alguns fatores, dentre eles, o mais importante é se você deseja ou não fazer alterações estruturais na sua piscina.

Para colocar uma iluminação convencional, como LEDs ou refletores, é necessária fazer algumas obras na estrutura da piscina.

Caso você não queira fazer nenhum tipo de alteração, hoje em dia é possível encontrar opções diferentes, como escadas com luzes acopladas ou refletores flutuantes.

O que preciso ter em mente na hora da escolha das luzes?

Inicialmente, deve-se pensar na posição. 

Quais são os principais pontos que devem ser iluminados? Tente adicionar as luzes do lado oposto ao que as pessoas geralmente ficam, para dessa forma evitar pontos de sombra. 

LEIA MAIS >>> O que é e como funciona um aquecedor solar para piscina?

É importante pensar que a iluminação deve ser agradável tanto para quem está dentro da água, quanto fora.

Deve-se levar em conta também o formato e a cor da piscina, pois caso seja de uma tonalidade mais escura, talvez seja necessário reforçar os pontos de brilho e, quanto mais clara, maior será o efeito de claridade.

Bons pontos de iluminação do lado de fora da piscina também devem ser levados em consideração.

LED

As luzes de LED, são uma das alternativas mais econômicas presentes no mercado, 

são de consumo muito baixo e necessitam de pouca manutenção, além de serem esteticamente muito bonitas. 

Deve-se espalhar em diversos pontos de luz no entorno da piscina para garantir um maior efeito. 

LEIA MAIS >>> O que é e como funciona um aquecedor solar para piscina?

O LED é muito utilizado quando se pensa em custo x benefício, pois além de extremamente econômico, possui grande longevidade. 

São vendidos também em uma grande variedade de cores, inclusive multicoloridos.

Refletores

Os refletores também são excelentes opções para qualquer tipo de piscina e iluminam a água com feixes de luz tradicionalmente branca, porém existem outras opções de cores no mercado. É indicado que haja um espaço de 10 metros quadrados entre cada ponto de luz para melhor aproveitamento e o uso do dispositivo DR (Diferencial Residual), que cessa a energia automaticamente em casos de choque, a fim de evitar acidentes graves.

Conheça a Collors®

Collors® é uma empresa moderna em constante desenvolvimento, que se preocupa com o bem-estar e lazer de nossos consumidores.

Fabricamos produtos de qualidade com design inovador, sempre priorizando a facilidade e praticidade na instalação. Fazemos questão de dar aos nossos clientes, total suporte, excelência no atendimento e rapidez na entrega.

Abrir Chat
💬 Podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?